22 de dezembro de 2024 12:19

Avanços na Educação de Suzano refletem ações destinadas à qualificação dos profissionais

Foto: Wanderley Costa/Secop Suzano

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Os avanços registrados na Educação suzanense, no período 2017-2024, tem relação direta com as ações da administração municipal destinadas à qualificação dos profissionais da pasta. A participação de professores e gestores em cursos de formação integrou o conjunto de medidas que garantiram iniciativas inovadoras no ambiente escolar. Dentre as experiências que agregaram conhecimento podem ser citados o programa “Melhoria da Educação”, o curso de empreendedorismo, a participação em Fórum Internacional e pós-graduação em gestão escolar.

Neste contexto, a Secretaria de Educação de Suzano participou, em 2022, do segundo Encontro Formativo das Redes Municipais de Educação do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), do programa “Melhoria da Educação”. A ação, desenvolvida em parceria com o Instituto Itaú Cultural e a Oficina Municipal – Escola de Cidadania e Gestão Pública, abordou assuntos ligados aos aspectos financeiros, administrativos e pedagógicos associados a esta área de atuação.

Em outra oportunidade, no início deste ano, a pasta capacitou professores e gestores das unidades de ensino sobre conceitos de empreendedorismo que foram trabalhados com alunos em sala de aula. Os cursos de formação foram oferecidos de forma on-line para 87 profissionais, sendo implementados por meio de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Foram organizadas atividades relacionadas a essa temática para professores que trabalharam no projeto “Jovens Empreendedores Primeiros Passos” (JEPP). O objetivo foi proporcionar conhecimentos e atitudes sobre a educação empreendedora, preparando os educadores para adequar a formação pretendida à faixa etária dos alunos (6 a 10 anos).

Para reforçar os conceitos sobre a transição entre a educação infantil e o ensino fundamental, profissionais da secretaria também aprimoraram seus conhecimentos durante o 5º Fórum Internacional de Educação dos Municípios do Alto Tietê, realizado no segundo semestre deste ano, que contribuiu com os debates em torno do processo de alfabetização, trazendo os temas “Alfabetização na transição da educação infantil para o ensino fundamental”; “Políticas de Alfabetização e Formação de Professores Alfabetizadores”; “Alfabetização e Avaliação”; “Alfabetização: concepções, métodos e tecnologias”; e “Alfabetização: equidade, inclusão e diversidade”.

Com objetivo de proporcionar um aprofundamento das técnicas de liderança, ainda foi estabelecida uma parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2021, que culminou na capacitação de 81 profissionais de escolas municipais. Participaram do curso de pós-graduação em Gestão Escolar oferecido pela instituição e pela prefeitura, assistentes técnicos de área, supervisores de ensino, diretores, coordenadores pedagógicos e professores responsáveis por unidades escolares. A iniciativa buscou oferecer aos colaboradores da Educação uma especialização que promovesse conhecimentos teóricos, ferramentas de gestão e práticas cotidianas.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, afirmou que a atualização do conhecimento, por parte das equipes, está diretamente relacionada às melhorias que foram proporcionadas no ensino da cidade. “Desde que começamos este trabalho no município, tínhamos a intenção de promover uma grande transformação nesta área. Precisávamos garantir mais infraestrutura para acomodar toda a demanda e buscar o aprimoramento contínuo de gestores e professores. Assim, temos dado passos importantes para a evolução de todos os aspectos da Educação, garantindo uma formação cada vez mais completa para os alunos”, declarou Bassini.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, ressaltou que a qualificação proporcionada aos profissionais contribuiu significativamente para os resultados alcançados pela pasta neste período. “Sabemos da importância de garantirmos as atualizações necessárias para professores e gestores. Todo esse conhecimento foi aplicado em sala de aula, proporcionando aos alunos novas experiências de aprendizado, que culminaram numa formação diferenciada. Projetos inovadores foram implementados na pasta também por conta desses novos conceitos que foram assimilados por meio das capacitações”, destacou Ashiuchi.

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