02 de janeiro de 2025 19:45

No data was found

CONDEMAT+ lança projeto Coração Feminino 

A iniciativa nasce em parceria com a SOCESP e, dentro do Outubro Rosa, visa conscientizar também sobre a prevenção de doenças cardíacas em mulheres Foto: Divulgação

Compartilhe este conteúdo...

O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (CONDEMAT+) lança, nesta quinta-feira (31), o projeto Coração Feminino. Resultado de uma parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a iniciativa fortalece a proposta do Outubro Rosa de promover amplamente a saúde da mulher, com conscientização também sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas. O evento acontece às 9h30, no Polo de Inovações e Projetos Avançados (Pipa Hub), em Mogi das Cruzes.

Grandes nomes da comunidade médica cardiológica do Estado estarão presentes, como a presidente da SOCESP, Maria Cristina Izar, a coordenadora do projeto SOCESP Mulher, Maria Teresa Nogueira Bombig, e Ieda Jatene e Carla Lantieri, integrantes do SOCESP Mulher, além da coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+, Adriana Martins, médicos cardiologistas da região, prefeitos e outros representantes da área da saúde.

Hoje as doenças cardiovasculares, como o infarto, AVC e a síndrome do coração partido, são um grande desafio para a saúde feminina. Nos últimos anos, elas ultrapassaram o câncer de mama em número de mortes de mulheres no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer). No mundo, matam cerca de 23 mil mulheres por dia, oito vezes mais que o câncer de mama. Os altos índices se dão, principalmente, pela falta de conhecimento de que fatores de risco muito presentes no dia a dia, como estresse, sedentarismo, obesidade e má alimentação, podem causar grandes problemas.

Doenças como diabetes, hipertensão, tabagismo e distúrbios psicossociais são fatores de risco que podem levar a problemas maiores. É importante conscientizar a mulher de que ela precisa se cuidar integralmente, fazer seus exames de rotina e incluir também um checkup cardiológico”, aponta Maria Cristina Izar, médica cardiologista e presidente da SOCESP.

O projeto Coração Feminino prevê intercâmbios no território do CONDEMAT+, compartilhamento de experiências e, principalmente, ações de conscientização. “Nossa proposta é trazer o assunto para formadores de opinião, profissionais de diversos setores e difundir a importância desse cuidado especial com o coração da mulher”, conclui a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT+.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS