Levantamento divulgado nesta terça-feira (1°/10) pelo instituto Paraná Pesquisas coloca a candidata a prefeita de Mogi das Cruzes-SP pelo PL, Mara Bertaiolli, na liderança isolada. A liberal pode vencer a disputa ainda em primeiro turno e se tornar a primeira mulher eleita na história da cidade. No cenário estimulado, Mara registra 46,3% das intenções de voto – 19,8% pontos à frente do atual prefeito, Caio Cunha (Podemos), que tenta a reeleição e está com 26,5%.
Na sequência, vem o candidato Rodrigo Valverde (PT), com 13,2%. Sheila Mantovani (Mobiliza) aparece com 1,4%, e, por último, Roberto Rodrigues (PRTB), com 0,7%. Não sabem ou não responderam são 5,5% e votos brancos ou nulos, 6,3%.
Se comparado com os índices do Instituto Real Time Big Data, divulgado em 26/9, a postulante à majoritária pelo PL se mantém em ascensão – passou dos 45% para 46,3% e tem chances de ser eleita no domingo (6/10).
Ainda segundo o levantamento da Paraná Pesquisas, no cenário espontâneo, quando não há apresentação dos nomes dos candidatos aos entrevistados, Mara também se mantém à frente de seus adversários, com 31% da preferência. Cunha registra 16,2% e Valverde, 9,3%.
Rejeição
Assim como aconteceu em pesquisas anteriores, o atual prefeito mogiano lidera em rejeição. De acordo com a Paraná Pesquisas, 37,9% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum em Cunha. O candidato petista fica em segundo lugar neste quesito, com 27,6%.
Metodologia
O levantamento da Paraná ouviu 710 pessoas e foi realizado entre 27/9 e 30/9. O grau de confiança do estudo é de 95% e a margem de erro é de 3,8 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o n° SP-06864/2024.
Mogianidade
Mara tem recebido com tranquilidade o resultado das últimas pesquisas e disse estar otimista com uma definição já em primeiro turno:
“Estamos cada vez mais firmes e confiantes no trabalho que temos realizado desde o início da campanha, que é o de levar nossas propostas e firmar um compromisso com os mogianos. Vamos retomar o bom relacionamento que a cidade sempre teve com os governos estadual e federal e fazer parcerias para trazer recursos para a nossa Mogi”, destacou.
Força Política
Com Téo Cusatis (PSD) na vice, Mara lidera a coligação “Compromisso e Amor por Mogi”, que reúne as maiores siglas do Brasil de direita, de centro e de centro-direita: PL, PSD, Republicanos, Progressistas, MDB e União Brasil. A aliança partidária conta com 144 candidatos ao Legislativo.