A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta quarta-feira (04), aprovou a Moção n.° 78/20241, de autoria do vereador Iduigues Martins (PT). A proposta solicita que a Prefeitura realize estudos técnicos para a implementação da tarifa zero no transporte público municipal.
O parlamentar argumentou que o direito à mobilidade urbana é fundamental para garantir o pleno exercício da cidadania, e que o sistema de transporte público desempenha um papel crucial na inclusão social, ao possibilitar que todas as pessoas, independentemente de sua condição econômica, tenham acesso a serviços essenciais, oportunidades de emprego e educação.
“A implementação da Tarifa Zero no transporte público municipal traria benefícios significativos à cidade, tais como a redução dos custos individuais com transporte, a diminuição do número de veículos particulares nas ruas, a redução das emissões de gases poluentes e o fortalecimento da segurança pública, ao eliminar a evasão de tarifas”, ressaltou Martins, no documento apresentado ao Plenário.