18 de outubro de 2024 03:27

No data was found

Pesquisa mostra empate entre os candidatos a prefeito no município de Poá

Os seis postulantes ao cargo majoritário na cidade disputam os votos dos eleitores neste pleito Foto: Reprodução JIB

Compartilhe este conteúdo...

O município de Poá com seus 75 anos de emancipação político-administrativa, talvez nunca tenha tido uma disputa tão acirrada como essa que ocorre neste ano de eleição municipal. Ao todo, são seis candidatos que disputam voto a voto na pequena cidade do Alto Tietê com seus 17 quilômetros quadrados.

O levantamento realizado pela empresa ARA Pesquisa, há quase 20 anos no mercado, devidamente registrada no Conselho Regional de Estatística (Conre-3), aconteceu nos dias 26 e 27 de agosto, nos principais bairros da cidade, além do Centro. 

O levantamento foi contratado pela Edições de Jornais Impresso Brasil no valor de R$ 10 mil e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número SP-07295/2024, com 400 entrevistas em diferentes pontos da cidade.

A margem de erro é de 4,9% pontos porcentuais para mais ou para menos, considerando o nível de confiança de 95% da pesquisa realizada na cidade poaense. Confira os dados ao lado e abaixo.

Levantamento aponta dúvida na escolha do próximo prefeito

A empresa ARA Pesquisa ainda registrou os votos do quesito estimulada. Essa, dá a oportunidade do eleitor se decidir já com os nomes dos concorrentes, neste caso, o entrevistado recebe um disco contendo quem são os candidatos a prefeito (a), cujo registro já se encontra no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos números, Saulo Souza contabilizou 23,50%, depois apareceu Pernoca com 21,25%, seguido por Flávia Verdugo com 19,25%.

Os três estão empatados tecnicamente, conforme a margem de erro que é de 4,5% pontos porcentuais para mais ou para menos. Correndo ainda pelos votos dos indecisos ou para reverter os números dos concorrentes aparece Geraldinho do Sindicato que somou 9%, seguido pelo professor Franklin com 2% e pelo policial Setsuo que teve 1,75%. Aqueles que não votariam em nenhum deles somaram 7,50% e os votos brancos e nulos foram de 3%, já aqueles que não sabem ou estão indecisos somaram 12,75%.

Dados da espontânea em Poá também apresentam incerteza

Com 400 entrevistas, a pesquisa foi feita com base metodológica nas medidas que trazem os resultados inconfundíveis ao seguimento de estatística. No primeiro momento, questiona-se sobre a decisão do eleitor a respeito de quem ele irá votar.

Neste caso, a pesquisa espontânea dá ao entrevistado o direito de se manifestar de forma aleatória ou espontânea sobre em quem, naquele momento irá votar. Dos seis candidatos, o resultado apontou para empate técnico entre os três primeiros colocados, obedecendo a margem de erro que é de 4,9% pontos porcentuais para mais ou para menos. Saulo de Oliveira Souza (PP), o Saulo Souza obteve 17,50%, seguido por Diogo Reis Costa (Podemos), o Diogo Pernoca com 15%, já na terceira posição vem Flávia de Souza Verdugo (PL), a Flávia Verdugo com 13,75%, já o concorrente Geraldo Gonçalves Pires (PSB), o Geraldinho do Sindicato aparece com 5%, seguido pelo candidato Franklin Valdemar do Nascimento (Rede), o professor Franklin e pelo policial civil Carlos Setsuo Mutou (PSDB), o Setsuo, ambos com 1,25%.
Aqueles que optaram por nenhum deles somaram 7,50%, já os votos brancos e nulos foram de 5% e aqueles que disseram estar indecisos ou que não sabem, somaram 33,75%.

Católicos, evangélicos, espíritas e ateus expõem seus preferidos

Entre os religiosos, a empresa ARA Pesquisa também selecionou qual dos candidatos estariam melhor na disputa pelos votos dos católicos, evangélicos, espíritas e ateus. A soma dos números apresentados refere-se somente aos votos válidos dos concorrentes.

Entre os católicos, Diogo Pernoca foi o mais lembrado com 34,78%, seguido por Saulo Souza com 24,35% e Flávia Verdugo com 23,48%, depois vem Geraldinho com 12,17%, Franklin 3,48% e Setsuo com 1,74%. Já entre os evangélicos, Saulo foi o mais lembrado com 40,57%, seguido por Flávia com 29,24% e Pernoca com 21,70%, além de Geraldinho que teve 7,55% e Setsuo com 0,94%. O candidato Franklin não teve votos neste quesito.

Entre os espíritas (aqui são computados também os votos de seguidores de religiões de matriz africana), Flávia e Geraldinho foram os mais lembrados com 27,27%, depois aparece Setsuo com 18,19%, seguido por Saulo, Pernoca e Franklin, com 9,09%. Entre aqueles que disseram ser ateus, só Geraldinho obteve o voto.

Geraldinho e Saulo são os mais rejeitados

Única a desenvolver dados estatísticos na região do Alto Tietê, a empresa ARA Pesquisa também ouviu os eleitores poaenses a respeito da rejeição dos candidatos que nesta eleição disputam o pleito.

Os mais rejeitados entre os concorrentes foi o sindicalista Geraldinho que obteve 14,75%, depois aparece Saulo Souza com 10%, seguido por Diogo Pernoca e Flávia Verdugo, ambos somaram 9,75%.

O professor Franklin obteve 8,75% e Carlos Setsuo somou 6,50% das opções. Nenhum deles 11,50%, brancos e nulos 3,75% e indecisos somaram 25,25%, apontou o levantamento que ocorreu neste mês de agosto, no município de Poá.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS