Mais de cinco mil alunos da rede pública do município de Santa Isabel retornaram às aulas na quarta-feira, dia 24 de julho, após o período de férias escolares. A informação é da Secretaria Municipal de Educação.
E mesmo no recesso escolar, a gestão do prefeito Carlos Augusto Chinchilla Alfonzo (Podemos), priorizou o setor e realizou trabalho com os professores que foram ministrados para o conhecimento de práticas que dinamizam o setor educacional. Eles passaram por uma orientação técnica, com técnicos do sistema de ensino, que trataram de metodologias ativas que foram determinantes para deixar os trabalhos pedagógicos ainda mais dinâmicos e de fácil assimilação pelos estudantes.
No período de 28 e 29 de agosto, os alunos dos terceiros, quartos e quintos anos passarão por uma avaliação das aprendizagens chamada SAV, promovida pelo sistema de ensino. Duas semanas antes, a partir de 12 de agosto, os alunos participarão dos Jogos Olímpicos Interescolares (JOI), em parceria com o departamento de esporte municipal.
Também no próximo mês, o município dará início às novas turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Modulo I iniciante e módulo II continuidade.
Esse estudo é fundamental para que os alunos que têm deficiência na fala e audição, compreendam a linguagem na modalidade gestual-visual ministradas pelos docentes. Essa importante ferramenta de inclusão social é utilizada em Santa Isabel na formação para professores neste ano.
O curso oferecido pela Secretaria de Educação objetiva oferecer estratégias e instrumentos pedagógicos para que professores e funcionários da equipe de apoio tenham conhecimento da Libras, bem como o da cultura surda.