A Prefeitura de Arujá inaugurou na última quinta-feira (4), o Pró-Criança, novo centro de referência em Pediatria na região. Localizado na rua Pedro de Toledo, esquina com a rua Carlos de Campos, no centro da cidade, o espaço centraliza todos os atendimentos para crianças de 0 a 12 anos incompletos. Para ser atendido, basta os pais levarem os documentos pessoais (do adulto e do menor) e o cartão SUS da criança.
A construção do Pró-Criança ocupa 902m² de terreno com 528m² de área construída. O investimento totalizou R$ 3.339.115,78, com uma estimativa mensal de manutenção de R$ 1.119.644,20, financiada com recursos municipais.
O centro está equipado com seis leitos de observação, dois leitos de emergência, três consultórios médicos, sala de curativos, sala de inalação, sala de triagem, recepção para 30 pessoas, dispensário de medicamentos, sala de esterilização, sala de raio-x, almoxarifado, sala administrativa, refeitório e vestiários para funcionários. Possui também entrada exclusiva para ambulâncias, próxima à sala de urgência. O prefeito Luís Camargo lembrou, em seu discurso, que “a Saúde tem pressa”.
Afirmou que as crianças agora terão um lugar adequado para serem atendidas, ficando longe da maior exposição a vírus e bactérias normalmente circulantes em um Pronto-Atendimento misto. “No Pró-Criança, o ambiente foi todo desenvolvido para atender aos nossos pequenos de forma lúdica e especializada. E tenho que externar minha gratidão ao presidente da Alesp, ao secretário de Saúde e toda a sua equipe, à Secretaria de Obras também e ao Marco Bertaiolli, que quando era deputado nos enviou emenda parlamentar para a construção desse equipamento, assim como a Câmara Municipal de Arujá, cujos vereadores enviaram emenda impositiva para custeio da unidade. É graças à nossa vontade política, a termos corrido atrás e, claro, a todo esse apoio, porque a gente não faz nada sozinho, que esse dia hoje foi possível”, disse Camargo.