22 de novembro de 2024 08:56

No data was found

Suzano inicia atividades de 24h do Caps AD Vita

Unidade passa a contar com 36 novos profissionais das áreas de Psiquiatria, Clínica Médica, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem para intensificar os acolhimentos à população Foto: Divulgação/PMS

Compartilhe este conteúdo...

Prefeitura de Suzano iniciou o novo ciclo de atividades do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps AD Vita), localizado na rua Dr. Deodato Wertheimer, 33, na Vila Costa, que passa a funcionar 24 horas por dia e deverá garantir um aumento de até 15% no número de acolhimentos. A Rede de Atenção Psicossocial (Raps), setor da Secretaria Municipal de Saúde responsável pelas atividades no equipamento, projeta uma oferta de 460 atendimentos mensais com a novidade, que representa 60 a mais do que era proporcionado até então.

Os serviços assistenciais serão realizados com a chegada de 36 novos profissionais das áreas de Psiquiatria, Clínica Médica, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem, além da equipe de apoio, que se somam aos 52 funcionários que já atuavam na unidade. Eles trabalharão em regime de plantão para contemplar o período noturno, os finais de semana e os feriados, de forma que os pacientes possam ser acolhidos com os cuidados relacionados à saúde mental de forma intensiva e ininterrupta.   

A extensão do horário de atendimento, que antes era compreendido entre 7 e 17 horas, também está relacionada à revitalização proporcionada na unidade, que adequou os serviços prestados para acomodar oito leitos de hospitalidade noturna, voltados para a oferta de cuidados intensivos às pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas, que as impossibilitam de estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. A prefeitura promoveu os reparos necessários no equipamento, com serviços de pintura e aplicação de nova identidade visual, para receber os pacientes com mais conforto no período em que eles estiverem sendo atendidos.

O regime mais intensivo de tratamento é dedicado também ao acolhimento de pessoas com maior vulnerabilidade social, incluindo adolescentes acima de 16 anos, puérperas, gestantes, idosos, pessoas em situação de rua e indivíduos com risco de morte. O equipamento  recebe pacientes egressos de internação clínica ou psiquiátrica ou por demanda espontânea, fornecendo suporte para os casos de dependência ou uso abusivo, que apresentam agressividade e prejuízos das relações familiares e de atividades laborais.

O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, destacou que a ampliação do serviço no Caps AD é um reforço expressivo no trabalho relacionado ao setor de Saúde Mental. “Buscamos sempre proporcionar melhorias na nossa capacidade de atendimento, para que possamos ter mais profissionais à disposição da nossa população. Com a readequação da estrutura, teremos leitos para hospitalidade noturna e equipes capacitadas para garantir o cuidado necessário”, discursou Ferreira durante a cerimônia, que foi realizada no lado externo do equipamento.

O vereador Pedro Ishi, em sua fala, destacou que deu início ao processo de transformação do serviço do Caps AD Vita em 24 horas quando ainda comandava a pasta. Ele, inclusive, fez questão de exaltar o trabalho das coordenadoras da Raps, Dulce Ramos e Carolina Jacob, e do gerente da unidade, Gilberto Tescaro, que culminaram neste que considerou um sonho realizado. “É de extrema significância ter um serviço 24 horas no Caps AD. Embarcamos nesse projeto tempos atrás, juntamente com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e hoje está se concretizando. E vale lembrar que isso foi possível também graças à coragem do prefeito Rodrigo Ashiuchi, que apostou no processo de desintervenção da Santa Casa para melhorar a Saúde. E foi o que aconteceu, pois muitos servidores plantonistas que atuavam na entidade e no Pronto-Socorro Municipal foram realocados para outros equipamentos, sendo um deles justamente o Caps AD, possibilitando ser transformado em 24 horas”, destacou Pedro Ishi.

Já o presidente da Câmara de Suzano, o vereador Joaquim Rosa, destacou que a novidade foi um ganho considerável para o atendimento ao público que, muitas vezes, necessita do serviço à noite, nos fins de semana e nos feriados. “Não tenho dúvida de que fará uma grande diferença na vida das pessoas que não conseguem largar o vício e precisam de um atendimento especializado a qualquer momento. Até mesmo porque os problemas que esses indivíduos enfrentam no dia a dia não tem hora para aparecer. Agora contarão com uma equipe disponível de forma permanente”, disse o parlamentar.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi frisou que a implantação do Caps AD 24 horas se soma a outras conquistas para a cidade. “Temos o compromisso de promover os avanços necessários para atender cada vez mais munícipes com qualidade. Hoje, Suzano tem a Clínica da Família, a Clínica da Mulher, a UPA e, agora, o Caps AD 24 horas. Estamos ampliando nossa capacidade de acolhimento aos moradores para oferecer mais qualidade de vida a todos”, ressaltou.

O chefe do Executivo enalteceu que o maior ganho com o Caps AD Vita 24 horas, o primeiro existente entre as dez cidades do Alto Tietê, será o resgate da dignidade deste público. “As pessoas que estão em situação de rua ou no vício não se encontram desta forma porque querem, por escolha, mas sim porque algo ocorreu em suas vidas. E é essa atenção que elas necessitam que queremos ofertar. Estender uma mão amiga para ajudá-las a terem novamente dignidade e uma vida feliz. Porque, para nós, vidas suzanenses importam”, finalizou o prefeito.

Presenças

Também estiveram presentes na solenidade deste sábado a presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi; os secretários municipais Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Cintia Lira (Administração), Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete), Paulo Pavione (Comunicação Pública) e Sadao Sakai (Meio Ambiente); o diretor da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz; o superintendente do Instituto de Previdência do Município de Suzano (IPMS), Joel de Barros Bittencourt; e o responsável pelo trânsito na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana, Claudinei Galo.

Pela Câmara de Suzano, além de Joaquim Rosa e Pedro Ishi, ainda participaram os vereadores Artur Takayama; Denis Claudio da Silva; Nelson dos Santos, o Nelson do Fadul; e André Marcos de Abreu, o Pacola.

Demais unidades

Além do Caps AD Vita, que atende no endereço citado e também pelo telefone (11) 4745-0563, a Raps é responsável por outros três Caps na cidade, para atendimento de pacientes com transtorno mental grave e agudo, prejuízo funcional, risco de auto ou heteroagressividade, comprometimento dos laços sociais, familiares, escolares ou acadêmicos e possibilidades laborais, e que necessitam de regime mais complexo de tratamento.

Para os adultos, são duas unidades de referência: o Caps Alumiar, que atende na rua Otávio Miguel da Silva, 187, no Jardim Imperador, das 7 às 17 horas, sendo que o telefone do espaço é o (11) 4741-2004 (11) 4748-8100; e o Caps Devir, localizado na rua Barão do Rio Branco, 315, na Vila Costa, que atende das 8 às 17 horas e pode ser contatado por meio do número (11) 4741-2718. Para crianças e adolescentes o acolhimento é feito pelo Caps Infantojuvenil Entrelaços, que fica na rua Anita Falcone, 170, na Vila São Francisco, ao passo que o telefone do local é o (11) 4744-6120. O atendimento dessa unidade também é das 8 às 17 horas.

Compartilhe este conteúdo...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

categorias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS