Reivindicação antiga da população guarulhense será atendida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), com o tratamento de esgoto da cidade até 2026, três anos antes do inicialmente previsto.
A população comemora esse investimento que melhora a qualidade de vida de todos.
De acordo com dados obtidos junto à Sabesp, a parceria com o município foi firmada em 2019 para a distribuição de água e a coleta e o tratamento dos dejetos e essa informação agrada a sociedade e foi divulgada pela companhia estadual na terça-feira (2), durante reunião no Paço Municipal, com autoridades locais e estaduais.
A Sabesp irá atuar em Guarulhos nos próximos três anos para atingir 99% no tratamento de esgoto, no programa intitulado Integra Tietê.
O dinheiro alocado permitirá que mais 280 mil residências tenham seu esgoto tratado, o que representa população estimada em 750 mil pessoas.
Até o final deste ano, a cidade terá 40% do seu esgoto tratado, contra 50% em dezembro de 2025 e 99% ao término de 2026, informa a companhia estatal.
A Sabesp irá atingir a universalização com a construção de duas estações de tratamento (ETEs), no Cabuçu e no Jardim Fortaleza, e principalmente por meio de obras que garantirão o aumento da capacidade de tratamento das já existentes ETEs Jardim São João, Várzea do Palácio e Bonsucesso.