• Home
  • Alto Tietê
  • Em conversa com líder saudita, Lula diz que relações entre países estão em excelente momento

Em conversa com líder saudita, Lula diz que relações entre países estão em excelente momento

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou com príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman Al Saud, para “tratar de temas da agenda bilateral” entre as duas nações e disse que as relações estão em excelente momento.

De acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto, Lula telefonou para o príncipe saudita na tarde desta segunda-feira (13).

“O presidente destacou que as relações Brasil-Arábia Saudita estão em um excelente momento e que o Conselho de Coordenação Brasileiro-Saudita, criado em novembro último, vai fortalecer o diálogo entre os dois países. Também agradeceu pela adesão da Arábia Saudita à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, diz a nota.

O chefe do Executivo brasileiro destacou que o fluxo de comércio entre as duas nações vem crescendo, o que torna a Arábia Saudita “o maior parceiro do Brasil no Oriente Médio”.

Ainda segundo o governo, o príncipe congratulou Lula pela Cúpula do G20, que aconteceu no Rio de Janeiro em novembro de 2024. Salman também manifestou satisfação com a evolução da parceria entre os países, “em especial no setor de energia”.

Na conversa, o líder saudita também foi convidado a visitar o Brasil este ano. O objetivo seria “retribuir a recepção” oferecida ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, que está em Riade, capital do país, para tratar da colaboração entre os dois países, principalmente no setor de tecnologia e descarbonização.

Presença no Oriente Médio

A presença brasileira no Oriente Médio não se restringe a Arábia Saudita.

Ainda na sexta-feira (10), o Ministério de Minas e Energia e o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos assinaram um memorando de entendimento para firmar uma parceria de R$ 15 bilhões em projetos de exploração, extração, processamento, refino e comercialização mineral, além de transferência de tecnologia árabe para o setor energético.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vereadores de Biritiba cobram mais ação do prefeito Inho

Cobrança para a cidade de Biritiba Mirim se desenvolver  tem sido o trabalho diário dos vereadores. Durante…

Prefeitura de Suzano oferece anistia para regularização de construções

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Suzano aprovou Projeto de Lei que prevê a possibilidade…

CSI completa 10 anos de atuação eficiente na cidade de Guararema

Ao longo de 10 anos de eficiência, comemorados no dia 24, o Centro de Segurança Integrada…