Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
  • Home
  • Destaque
  • Projeto polêmico sobre ideologias totalitárias avança em Guarulhos

Projeto polêmico sobre ideologias totalitárias avança em Guarulhos

Vereadores de Guarulhos deram continuidade a um projeto de lei que prevê o ensino de ideologias totalitárias a alunos de escolas municipais.
O tema causou controvérsia, em especial entre vereadores da oposição e o autor da ideia, na mais recente sessão ordinária da Câmara Municipal na quarta-feira (1º). A cidade segue o mesmo exemplo de São Paulo, que aprovou texto semelhante em comissão na semana passada.
Criada por Kleber Ribeiro (PL), a propositura quer mostrar aos estudantes os conceitos principais dos regimes nazista, fascista, socialista e comunista. Tal como na capital paulista, ela recebeu o nome de Charlie Kirk, ativista vítima de atentado no mês passado em uma universidade dos EUA. A íntegra dos dois é bem similar. Em ambos, caberia à pasta da Educação inserir os conteúdos em matérias competentes da grade, como História.
A discussão recebeu fortes críticas de vereadores oposicionistas. Fernanda Curti (PT) chegou a dizer que Guarulhos deveria abordar questões mais urgentes da área, como o déficit de vagas no ensino municipal, também citando o fato de a competência para isso ser do Ministério da Educação.
O projeto recebeu votos contrários de quatro vereadores. Com isso, ele seguirá para análise nas comissões. Se aprovado, será encaminhado para votação no plenário da Casa de Leis.

VEJA MAIS

Setor audiovisual lança entidade e estudo na busca de política pública

O setor audiovisual do Brasil ganhou nesta segunda-feira (6) um reforço para conseguir a adoção…

ONG Cidadeapé recebe homenagem da Câmara de SP

Ouvir esta notícia Pausar leitura Em uma solenidade na última sexta-feira (3/10), a ONG (Organização…

Meu apanhadão literário: outubro ou nada!

Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de…