• Home
  • Carros e Motos
  • 55% dos motoristas brasileiros fazem uso excessivo do acelerador, diz pesquisa

55% dos motoristas brasileiros fazem uso excessivo do acelerador, diz pesquisa

Mais da metade dos motoristas brasileiros (55%) faz uso excessivo do pedal do acelerador, aponta uma pesquisa feita pela Mobs2 — empresa de soluções tecnológicas para reduzir acidentes graves — divulgada no final da semana passada.

O levantamento foi feito com base no monitoramento de mais de 11 mil veículos e mais de 30 mil motoristas do país.

Além do excesso de pressa e uma possível condução intempestiva e imprudente, o dado sobre o uso do acelerador denuncia que os motoristas não fazem bom aproveitamento da energia cinética do veículo em movimento, acelerando e freando desnecessariamente.

Além disso, a pesquisa também revelou outros hábitos negativos que os condutores costumam repetir no Brasil.

Outro dado que se destaca é que 10% dos motoristas monitorados na pesquisa também promoviam acelerações bruscas, o que resulta em um gasto maior de combustível e maior emissão de poluentes.

Quase 16% dos motoristas monitorados promovem alta rotação do motor devido a trocas inadequadas de marcha. Essa prática, além de poder causar danos ao motor (principalmente se este não estiver trabalhando na temperatura ideal de funcionamento), também gera maior consumo de combustível.

O levantamento ainda mostrou que, nos últimos seis meses, houve casos de redução em até 90% dos erros cometidos no trânsito e aponta que iniciativas como palestras, blitz educativas e simulações ajudam a disseminar informações essenciais sobre segurança, destacando a importância de respeitar regras como limite de velocidade, uso de cintos de segurança e atenção ao atravessar ruas.

Mais da metade dos donos de moto no Brasil não têm CNH na categoria

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Vereadores de Biritiba cobram mais ação do prefeito Inho

Cobrança para a cidade de Biritiba Mirim se desenvolver  tem sido o trabalho diário dos vereadores. Durante…

Prefeitura de Suzano oferece anistia para regularização de construções

Na terça-feira (23), a Câmara Municipal de Suzano aprovou Projeto de Lei que prevê a possibilidade…

CSI completa 10 anos de atuação eficiente na cidade de Guararema

Ao longo de 10 anos de eficiência, comemorados no dia 24, o Centro de Segurança Integrada…